Não é fácil confiar em si mesmo a ponto de se jogar de cabeça, em queda livre do alto de seus sonhos mais ousados. É preciso boa dose de auto-estima, de coragem e muita, mas muita vontade mesmo – não apenas de chegar até o ponto sonhado, mas simplesmente de ir, tentar, arriscar-se.
O quê de pior pode acontecer se não der certo? No máximo, as coisas ficarão exatamente como estão, ou melhor: nunca mais seremos os mesmos, pois voltaremos muito mais fortes e tarimbados da tentativa voraz. Teremos saído do estágio do sonho apenas sonhado e passaremos para outro patamar, um nível acima: o do sonho tentado, perseguido, buscado.
O Cazuza cantou:- “Vida louca vida, vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve...”. Zeca Pagodinho em seu “clássico” do samba-pagode:-“Deixa a vida me levar, vida leva eu...” cantou neste sentido e o Skank também:"Vou deixar a vida me levar, pra onde ela quiser, seguir a direção de uma estrela qualquer...Não quero hora pra voltar".
Parece fácil, mas requer muita coragem simplesmente “deixar-se levar” pela vida, sem que isso implique em inércia, acomodação ou ausência de iniciativa. A falta de combatividade é motivo de penalidade no judô, perde-se pontos na luta por não se fazer nada, ficar apenas se defendendo do adversário.
Na vida também é assim. E os nossos piores adversários são sempre o nosso medo de errar, o nosso ego e orgulho, normalmente nascidos da insegurança e baixa auto-estima.
Fugir da luta é tão grave quanto não se entregar pra valer à vida, esta que é a maior aventura de todas.
Sempre gostei de filmes e minha predileção maior é o gênero Documentário. Acredito que nada supera a realidade, nenhuma ficção é melhor do que ela. Não precisamos inventar um mundo surreal ou uma estória fantástica, pois está tudo bem aqui, na nossa frente, todos os dias.
São inúmeras histórias de superação dos próprios limites, conquistas incríveis, impensáveis, casos comoventes de sonhos não só conquistados como superados... A pessoa sonhava conseguir algo, mas consegue mais do que aquilo que sonhou, foi além do próprio sonho!
É impressionante, mas o destino se encarrega de conduzir cada um exatamente para onde a pessoa deseja. Por isto, cuidado com o que desejares, tudo pode acontecer, principalmente o que você quiser que aconteça.
Mariana L. de L. Carneiro
Brasília, 14 de novembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário